A dor sacroilíaca é uma das principais causas de dor na região lombar que faz com que muitas pessoas procurem um especialista.
A aticulação sacroilíaca compreende uma área de articulação do osso sacro (composto por 5 vértebras sacrais) que se articulam com o osso ilíaco no quadril. A superfície de contato entre o sacro e o ílio se chama articulação sacroilíaca. Essa é uma articulação que possui muito pouca movimentação. Normalmente, a dor que pode surgir nessa região, pode resultar de:
traumas
processos inflamatórios (sacroileíte)
sobrecarga mecânica
Uma causa frequentemente observada é quando alguns pacientes operam a coluna lombosacra com fixação da mesma através de artrodese e boa parte da carga responsável pela mobilidade deste segmento fica direcionada à esta articulação. Portanto, é relativamente comum pacientes submetidos a cirurgias de artrodese lombar desenvolverem depois de algum tempo (semanas ou meses) uma dor loicalizada na região de glúteo e quadril que se estende pela face posterior da coxa bilateralmente.
A dor sacroilíaca pode acabar se tornando crônica e durando muito mais de 3 meses. Nesses casos, o tratamento deve envolver:
Avaliação médica adequada para tratamento da dor envolvendo uso de tratamento medicamentoso, realização de bloqueios anestésicos ou intervenções minimamente invasivas ou mesmo cirurgia para neuromodulação da dor
acompanhamento fisioterápico adequado para controle da dor, reabilitação motora, trabalho de postura e marcha e exercícios de fortalecimento
acompanhamento psicoterápico e de saúde mental pois o tratamento de dor crônica geralmente envolve acompanhamento multiprofissional.
A dor sacroilíaca é uma dor que pode comprometer a funcionalidade impactando muito a vida de quem sofre com ela. Não demore a buscar ajuda!